ReVerte Ero anar Lux

segunda-feira, novembro 28, 2005

Cada um de nós é um universo

“Cada um de nós é um universo”. Esse é um trecho da música Meu Amigo Pedro, de Raul Seixas. Uma frase direta e esclarecedora, ao contrário desse texto, que vai ser subjetivo e abrangente. O mundo é formado por um conjunto de seres, assim como nós somos formados por outro conjunto de diversos seres, e esses seres que nos formam são formados por outros, e mais outros, até chegarmos a uma unidade redutiva padrão de compreensão, onde estagnamos para não avançarmos em um infinito. A ciência já se refere a isso com suas partículas, átomos, elétrons e assim por diante. Ou seja, cada um de nós é um universo.

Podemos dizer que somos seres da Terra da mesma maneira como existem seres que nos formam, células, moléculas, partículas, uma infinidade de vida. Quando ficamos doentes, isso acontece por causa de uma falha em nosso sistema, alguma parte que não funcionou devidamente, por exemplo, um abuso ou até mesmo desgaste, aliás, com o tempo envelhecemos. Você deve estar se perguntando a que ponto iremos chegar com toda essa conversa pra lá de subjetiva. É simples.

O mundo funciona como uma grande teia onde todos os seres que o formam são interligados nessa rede. Para alguns budistas, essa foi a grande descoberta de Buda no momento em que ele atingiu o nirvana, que segundo eles é um patamar de evolução elevadíssimo, senão for o mais elevado.

Esse conceito é essencial para não dissolvermos cada essência separadamente, sendo que elas estão interligadas. Humanos, Harpyas, Elfos, Demônios, Vampiros, e outras, são universos, que juntos formam outro universo. “Cada um de nós é um universo”.